Quem sou eu

Minha foto
Esse Blog foi criado pelo Professor Diego Martins, para ser usado como uma ferramenta de aprendizagem entre os alunos da Escola Babylândia e pessoas a fim em busca de conhecimento e curiosidades sobre o mundo da CIÊNCIA

quarta-feira, 2 de março de 2011

Afinal o que é um CIENTISTA?


O que é necessário para se tornar um cientista? Você já dever ter se perguntado não?!!! E ai, foi difícil encontrar uma resposta? Ser cientista para algumas pessoa é uma “coisa do outro mundo”, algo somente para alguns “iluminados” e uma profissão que não tem futuro como já foi dito a algum tempo atrás.
Quando pensamos em um cientista logo imaginamos uma pessoa distraída, que “tem a cabeça no mundo da Lua”, Costuma andar mal vestido, traz os cabelos sempre despenteados, usa óculos com lentes grossas e vive vestido em um jaleco branco e amassado, além disso, sempre está com o bolso cheio de canetas. Quando pensamos em uma cientista, além das características anteriormente citadas, imagina-se uma mulher feia, muito gorda (ou muito magra) que não se preocupa com a aparência . Em ambos os casos a visão sobre o cientista lembra indivíduos que não são normais, você concorda comigo?
Para maioria das pessoas o cientista é um solitário que trabalha em um laboratório com muitos objetos estranhos, tubos de ensaio, vidros contendo líquidos coloridos exalando vapores, microscópios, etc. Imagina-se que o trabalho dele consiste em misturar líquidos e que a qualquer momento pode ocorrer uma explosão que mandaria o laboratório pelos ares. Porém, se fizermos uma análise essa descrição está mais para magos que cientista.
Com o nascimento da Química como a conhecemos hoje, havia a tentativa de encontrar meios que levassem a transformação de elementos da natureza em novas substâncias e foi isso que ocorreu, surgindo então a profissão CIENTISTA. Contudo, trabalhar com ciência é muito divertido e impressionante, pois a cada experiência você descobre um novo mudo e o entende de uma maneira bem mais divertida.

E ai!! Está interessado em ser o mais novo ou nova cientista do momento? Então pode começar a praticar, mas não faça muita bagunça para não ter grandes problemas com a Mamãe ok.
Um grande abraço!

Professor Diego Martins

Um comentário:

  1. Seu texto retratou fielmente a imagem que geralmente se tem do cientista e aproveito a oportunidade para deixar uma sugestão ,caso queira trabalhar as profissões com os alunos, a cada edição da revista ciência hoje das crianças aborda-se uma profissão, poderia ser usado como fonte de pesquisa da profissão que os alunos pensam em seguir no futuro.
    abraços,
    Marta Rocha

    ResponderExcluir