Quem sou eu

Minha foto
Esse Blog foi criado pelo Professor Diego Martins, para ser usado como uma ferramenta de aprendizagem entre os alunos da Escola Babylândia e pessoas a fim em busca de conhecimento e curiosidades sobre o mundo da CIÊNCIA

terça-feira, 15 de março de 2011

O Segredo das Gostosuras


Jujuba, delicado, chiclete, marshmallow... Huumm, que delícia! Não há quem resista às cores vibrantes e à aparência apetitosa desses e de outros doces industrializados. Mas o que será que dá a eles um gostinho especial? A Revistas Ciências Hoje Criança foi atrás da resposta e descobriu que o segredo dessas guloseimas não está em nenhuma mágica, mas, sim, na química, que pode ser levada também para a sua cozinha!

Você duvida? Então, saiba que o marshmallow, por exemplo, tem receita simples e pode ser fabricado em casa.O chiclete, o delicado e as balas mastigáveis, por sua vez, exigem máquinas especiais para sua produção. Então, só uma indústria para produzí-los.

Mas, diga lá: você sabe exatamente o que há na composição desses doces? Açúcar? Com certeza! Mas há também muitos outros componentes – e cada um tem a sua função!

“A grande quantidade de açúcar que esses doces apresentam, associada à baixa quantidade de água presente em sua composição, impede o crescimento de muitos microrganismos”, conta Joab Trajano Silva, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Além disso, nessas guloseimas, podem ser encontradas substâncias ácidas e conservantes, que evitam o desenvolvimento de bactérias e de outros organismos microscópicos.”

Doces, sim. Mas com limites!

Apesar de ser gostoso, é preciso ter limites na hora de comer doces. Isso porque consumir grande quantidade de açúcar pode levar ao aparecimento de cáries nos dentes e ao aumento de peso, o que causa problemas à saúde. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver alergia a determinados componentes químicos usados na fabricação dessas guloseimas, como os corantes.

Fique atento, portanto, quando bater aquela vontade irresistível de comer uma guloseima, principalmente se ela for industrializada. Afinal, a alegria precisa continuar antes e depois de você degustar essa delícia. Enquanto isso, mate não a vontade de provar algo açucarado, mas a sua curiosidade: clique no link abaixo e descubra com se fabrica o chiclete, além disso você também pode se divirtir no site da Bubbaloo.

http://www.bubbaloo.net/jokenpo/home/index.aspx

http://www.youtube.com/watch?v=WB3st6SQnsk&feature=BF&playnext=1&list=QL&index=1

Cathia Abreu
Instituto Ciência Hoje/RJ.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Afinal o que é um CIENTISTA?


O que é necessário para se tornar um cientista? Você já dever ter se perguntado não?!!! E ai, foi difícil encontrar uma resposta? Ser cientista para algumas pessoa é uma “coisa do outro mundo”, algo somente para alguns “iluminados” e uma profissão que não tem futuro como já foi dito a algum tempo atrás.
Quando pensamos em um cientista logo imaginamos uma pessoa distraída, que “tem a cabeça no mundo da Lua”, Costuma andar mal vestido, traz os cabelos sempre despenteados, usa óculos com lentes grossas e vive vestido em um jaleco branco e amassado, além disso, sempre está com o bolso cheio de canetas. Quando pensamos em uma cientista, além das características anteriormente citadas, imagina-se uma mulher feia, muito gorda (ou muito magra) que não se preocupa com a aparência . Em ambos os casos a visão sobre o cientista lembra indivíduos que não são normais, você concorda comigo?
Para maioria das pessoas o cientista é um solitário que trabalha em um laboratório com muitos objetos estranhos, tubos de ensaio, vidros contendo líquidos coloridos exalando vapores, microscópios, etc. Imagina-se que o trabalho dele consiste em misturar líquidos e que a qualquer momento pode ocorrer uma explosão que mandaria o laboratório pelos ares. Porém, se fizermos uma análise essa descrição está mais para magos que cientista.
Com o nascimento da Química como a conhecemos hoje, havia a tentativa de encontrar meios que levassem a transformação de elementos da natureza em novas substâncias e foi isso que ocorreu, surgindo então a profissão CIENTISTA. Contudo, trabalhar com ciência é muito divertido e impressionante, pois a cada experiência você descobre um novo mudo e o entende de uma maneira bem mais divertida.

E ai!! Está interessado em ser o mais novo ou nova cientista do momento? Então pode começar a praticar, mas não faça muita bagunça para não ter grandes problemas com a Mamãe ok.
Um grande abraço!

Professor Diego Martins

terça-feira, 1 de março de 2011



Com o objetivo de formar alunos desbravadores do conhecimento, o Jardim Escola Babylãndia implanta em sua estrutura o Laboratório de Ciências , um centro de práticas destinado ao ensino das ciências experimentais, que possibilitará a você uma vivência científica, com aulas práticas através de uma conduta sempre renovada.
Tendo um perfil multidisciplinar, o nosso laboratório não atenderá somente a prática da ciência, por isso, o mesmo destina-se também aos conteúdos referentes a outras disciplinas durante todo o seu trajeto pelo ensino básico. Com uma gama de atividade experimentais e um caráter inovador, o nosso laboratório não permitirá apenas a comprovação de fatos científicos,como também será uma nova ferramenta para sua aprendizagem, proporcionando a você o desenvolvimento de feitos científicos, adquirindo responsabilidade e conhecimento, sendo esse o nosso maior objetivo, além de aprender tudo isso da maneira mais divertida que existe, PRATICANDO.

Aguardo ansiosamente a presença constante de todos vocês.

Um grande abraço a todos.

Professor Diego Martins.